Avaliação dos artigos

Critérios

O Conselho de avaliação editorial avaliará os trabalhos segundo os seguintes critérios: vinculação à linha temática escolhida; profundidade da pesquisa; rigor de análise; clareza de exposição; respeito às regras e normalização; respeito às regras constantes deste documento; fontes bibliográficas consultadas e capacidade de aprofundamento da pesquisa. O artigo deve conter citação obrigatória de pesquisa de algum dos volumes dos anais do Congresso Brasileiro de Direito Internacional (seja nas obras: “Estudos de Direito Internacional – Juruá” ou “Direito Internacional em Expansão – Arraes”), e também citação obrigatória do Boletim da Sociedade Brasileira de Direito Internacional .

O artigo que não observar as regras de normatização especificadas (por exemplo abstract), serão automaticamente reprovados.

Seleção dos artigos

Será utilizada a plataforma OCS para recebimento e encaminhamento dos artigos para avaliação.

O Conselho de avaliação editorial avaliará os trabalhos a partir da dupla avaliação cega, respeitando o limite de 4 (quatro) pareceres por avaliador.

Caso haja avaliações discrepantes, o artigo será enviado para um terceiro avaliador, cuja decisão será respeitada e exercerá o voto de minerva.

Os artigos em que forem identificados plágios serão automaticamente excluídos da programação e a instituição do autor será formalmente comunicada pela Presidência do Congresso. Recomenda-se para leitura, a obra de: Marcos Wachovicz e José Augusto Fontoura Costa, disponível em: http://www.gedai.com.br/sites/default/files/publicacoes/plagio_academico_ebook.pdf

Resultado

Os artigos passarão por processo de dupla avaliação cega. O Conselho de avaliação editorial será composto por professores doutores em Direito Internacional de diferentes universidades.

O Conselho encaminhará, por e-mail, parecer de aprovação, com ou sem modificações, ou reprovação, até 15 de julho de 2018. No caso de aprovação com modificações, o autor terá um prazo de 7 dias para corrigir e reenviar à Comissão.

Os melhores artigos serão selecionados e publicados na obra coletiva do Congresso. O autor receberá confirmação da inclusão a partir do dia 30 de julho de 2018, inclusive com detalhes bibliográficos sobre a obra. A obra será lançada durante o Congresso.